domingo, 25 de maio de 2008

Arbitros e Avaliações

Li num jornal desportivo de ontem que os arbitros de futebol pretendem entregar à Liga uma proposta para revisão do metodos de avaliação.
De forma resumida ficam aqui os 3 pontos essenciais referidos no artigo:
a) Querem que todos os jogos sejam televisionados, quer os da 1ª Liga quer os da 2ª, dizendo que dessa forma as ferramentas de avalição seriam melhores.
b) Querem que as provas fisicas passem de 15 voltas à pista para 10 voltas, conforme hábito da FIFA.
c) Querem que as provas escritas tenham menos peso nas avalições passando dos 98% de acertos necessários para 78%, com o argumento que a verdadeira avalição é feita dentro do campo.
Quanto ao ponto a) não posso estar mais de acordo. É sabido que uma imagem vale mais que mil palavras, pelo que seguramente a avaliçao seria muito melhor.
Todavia também sabemos que não é o facto de os jogos serem televisionados que faz com que os arbitros não cometam erros.
Além do mais esquecem-se os arbitros na sua proposta de mencionar a forma de cobertura dos custos de televisionamento. Serão os próprios a pagar a factura ?
No que respeita ao ponto b) acho a proposta fantástica. Temos em Portugal um critério mais exigente que lá fora, e logo em vez de ficarmos contentes queremos baixar a bitola. A titulo de curiosidade 15 voltas sao 6km ( 10 sao 4Km) o que me parece distancia normal para um arbitro correr num jogo, se tivermos em conta que os jogadores correm 9 a 11 Km.
O ponto c) é elucidativo de per si. Viva o analfabetismo! Como pode um arbitro tomar as decisões certas em campo se o criterio de avalição teórica é tão baixo. É meu entendimento que só sabendo as regras ( teoria) se podem aplicar correctamente. Se não conhecermos a matéria....
Atentem na conta seguinte.
Um jogo com 100 situações a serem julgadas.
Se o arbitro souber 98% da teoria é considerando que acerta tudo erra em 2 situações.
Se só souber 78 % o numero de erros é de 22 .
Temos portanto uma proposta para melhoria da avaliação dos arbitros que assenta no seguinte pressuposto.
Quanto pior a prestação melhor a avalição.
Explicando. Se os arbitros correrem menos, fizerem mais erros e estes forem mais vistos poderão ser melhor avaliados.
Enfim, são as instituições que temos.


Acrescenta Pacifico Espirito

Sem comentários: